O que fazemos


Trabalhamos diariamente para apoiar grávidas e bebés em situação de fragilidade nos distritos do Porto e Braga.

Acolhemos, ouvimos, aconselhamos, capacitamos e integramos para que nenhuma grávida se sinta sozinha e para que todas as mães possam receber os seus bebés com orgulho e dignidade e construir um projeto familiar estruturado e feliz.

ver e não apenas olhar

INTERVENÇÃO VIDA NORTE

Acompanhamos

A intervenção da Vida Norte tem por base o potencial e a capacidade de transformação e superação de cada pessoa. Por isso mesmo, o estabelecimento de uma relação de proximidade e confiança assume um papel primordial neste processo. Acompanhamos a mãe desde a gravidez até ao bebé completar 18 meses de vida, através de atendimentos em gabinete e visitas domiciliárias.


Capacitamos

A formação é a base para a conquista de uma maior inclusão social. Por isso mesmo, fazemos uma forte aposta na capacitação das famílias, ao nível da parentalidade e saúde materno-infantil. Contamos com inúmeros parceiros, tais como o Hospital CUF Porto e a UCC Cuidar, que asseguram sessões quinzenais para as nossas famílias.


Integramos

A integração profissional é um dos principais objetivos da intervenção Vida Norte, com vista a um futuro mais autónomo. Preparamos mães e pais para o mercado de trabalho, promovendo competências chave e facilitando o contacto com potenciais empregadores. Pretendemos que (re)definam e (re)construam a sua trajetória profissional, num novo rumo mais alinhado com as suas competências e potencial, para um caminho mais confiante, independente e feliz.

Desenvolvemos a plataforma @mum_on_cv com o objetivo de aproximar as nossas mães de entidades empregadoras parceiras.


Ajudamos na tomada de decisão

A Vida Norte conta com uma equipa técnica inteiramente disponível e preparada para ajudar todas as grávidas que têm dúvidas ou ponderam uma interrupção voluntária da gravidez (IVG), contribuindo para uma tomada de decisão mais informada, consciente e responsável.


Prevenimos

A educação para a prevenção é uma aposta clara da Vida Norte. Promovemos uma reflexão ativa em contexto escolar sobre a tomada de decisão no âmbito da sexualidade, com vista à diminuição da taxa de gravidez inesperada/indesejada.


a vida é a nossa maior inspiração