O que fazemos


Trabalhamos diariamente para apoiar grávidas e bebés em situação de fragilidade nos distritos do Porto e Braga.

Acolhemos, ouvimos, aconselhamos, capacitamos e integramos para que nenhuma grávida se sinta sozinha e para que todas as mães possam receber os seus bebés com orgulho e dignidade e construir um projeto familiar estruturado e feliz.

ver e não apenas olhar

INTERVENÇÃO VIDA NORTE

Acompanhamos

A intervenção da Vida Norte tem por base o potencial e a capacidade de transformação e superação de cada pessoa. Por isso mesmo, o estabelecimento de uma relação de proximidade e confiança assume um papel primordial neste processo. Acompanhamos a mãe desde a gravidez até ao bebé completar 18 meses de vida, através de atendimentos em gabinete e visitas domiciliarias.


Capacitamos

A formação é a base para a conquista de uma maior inclusão social. Por isso mesmo, fazemos uma forte aposta na capacitação das famílias, ao nível da parentalidade e saúde materno-infantil. Contamos com inúmeros parceiros, tais como o Hospital CUF Porto e a UCC Cuidar, que asseguram sessões quinzenais para as nossas famílias.


Integramos

A integração profissional é um dos principais objetivos da intervenção Vida Norte, com vista a um futuro mais autónomo. Preparamos mães e pais para o mercado de trabalho, promovendo competências chave e facilitando o contacto com potenciais empregadores. Pretendemos que (re)definam e (re)construam a sua trajetória profissional, num novo rumo mais alinhado com as suas competências e potencial, para um caminho mais confiante, independente e feliz.


Ajudamos na tomada de decisão

A Vida Norte conta com uma equipa técnica inteiramente disponível e preparada para ajudar todas as grávidas que têm dúvidas ou ponderam uma interrupção voluntária da gravidez (IVG), contribuindo para uma tomada de decisão mais informada, consciente e responsável.


Prevenimos

A educação para a prevenção é uma aposta clara da Vida Norte. Promovemos uma reflexão ativa em contexto escolar sobre a tomada de decisão no âmbito da sexualidade, com vista à diminuição da taxa de gravidez inesperada/indesejada.


PROJETOS

O Projeto @mum_on_cv quer dar resposta ao desemprego no feminino, através de um programa de capacitação e facilitação da integração no mercado laboral de mulheres grávidas e mães de crianças na 1ª infância.

O Projeto decorre no âmbito das Parcerias para o Impacto, do Portugal Inovação Social, e conta com o apoio de 4 investidores sociais. Teve início a 30.12.2021, prevendo-se uma duração de 19 meses para o seu desenvolvimento.
O compromisso estabelecido é a integração profissional de 30 mulheres-mães.

 

AGIR PARA UMA MUDANÇA DE MENTALIDADES!

 

O @mum_on_cv engloba 4 ações distintas, que podem ser conjugadas e complementares:

 

@mum_at_life

Consiste no acompanhamento individual de proximidade, que promove a relação de confiança, o bem-estar, a autoestima e o espírito de ambição e iniciativa necessários à conquista de um emprego. Inclui o apoio nas condições base, não só ao nível pessoal, mas também social, de retaguarda para os filhos através da rede @Childcare.

@mum_power

Consiste na realização de bootcamp’s de capacitação para a empregabilidade (em grupo) que pretendem: promover competências pessoais e sociais de comunicação e interação pessoal, dotar de ferramentas de empregabilidade e desenvolver comportamentos de manutenção profissional.

@mum_do_it

Consiste na realização de “Oficinas de Aprendizagem” que focam a aquisição de ferramentas e know-how específico e treinam competências comportamentais fundamentais para uma integração laboral de sucesso.

@mum_in

Consiste na relação com o mercado laboral, envolvendo uma Plataforma digital de recrutamento de Mães e um Programa de Mentoria para Voluntariado Corporativo, desenvolvido em parceria com alguns potenciais empregadores da rede @Partners. Pretende criar os alicerces para uma integração laboral ágil, eficaz e de sucesso!


Para mais informações, contacte-nos através do e-mail: mum_on_cv@vidanorte.org

 

ACREDITAMOS QUE NÃO HÁ MAIOR MOTIVAÇÃO DO QUE GARANTIR O BEM-ESTAR DE UM FILHO PARA SER UMA PROFISSIONAL DEDICADA E DE EXCELÊNCIA!

 

 

 


a vida é a nossa maior inspiração